sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pedras Brasileiras

Nós mulheres, adoramos pedras preciosas , não é verdade? 

 Além de serem lindas, possuem nomes e cores diferentes, embelezam, destacam um look, pode ser usadas em vários objetos e para aqueles que acreditam no seu poder, elas trazem muitos significados. 

Nessa matéria, fiz uma pesquisa sobre algumas pedras brasileiras. Espero que gostem!!!!

Abraços ,

J.Lionetti



 Fonte: wikipédia / portal sempre tops / webtelas /  imagens pesquisadas na web


No Brasil, existem cachoeiras incríveis, grutas maravilhosas que ainda são desconhecidas, pelo difícil acesso. Um lugar que é repleto de belezas assim é Minas Gerais. Famosa pelas mineradoras existentes na região, Minas Gerais é dona das mais belas pedras brasileiras.
São diversas as pedras brasileiras, com diferentes cores e significados. Muitos acabam colecionando as pedras pela beleza que elas transmitem, outros apenas gostam de apreciar.




As pedras e seus significados


ÁGATA

Ágata é uma subvariedade de calcedônia, ou seja, é um tipo de quartzo. Caracteriza-se pela variedade de cores, geralmente dispostas em faixas paralelas.   
Para algumas tradições, a ágata é uma pedra que fortalece o coração, dá coragem e muitos acreditam que ela serve como um
antídoto contra venenos. Além disso, diz-se que a ágata abaixa a febres e tem até mesmo as propriedades das águas refrescantes. Outras qualidades da pedra ágata é que ela também aguça a visão, ilumina a mente, concede eloquência e atrai heranças. É uma pedra muito conhecida por aumentar a vitalidade e serem muito úteis como amuletos, protegendo contra picadas de cobra. 


 
ÁGUA MARINHA 

A água-marinha é uma variedade do berilo, com uma composição química de silicato de alumínio e berílio.  A cor da água-marinha varia do verde-azul a azul-claro.
 Em algumas tradições, a água marinha é conhecida como a pedra dos videntes e dos místicos. Da clareza e da onisciência, ela é boa para os olhos e recomenda-se que a use perto do coração. Dá coragem e auxilia contra dores, perturbações glandulares e dores em peito, garganta, dor de dente e de estômago.


  
ALEXANDRITA

Alexandrita ou alexandrite é uma variedade do mineral crisoberilo e uma pedra preciosa muito apreciada e de grande valor.  
É uma pedra de cor verde-escura quando exposta a luz natural, ficando vermelha ou roxa na luz artificial. Seu nome foi dado devido a Cezar Alexandre II. Acredita-se que é ótima para descobrir a mentira em pessoas próximas, além de proteger o sistema nervoso e alivia vários tipos de câncer.



AMAZONITA

Amazonita (chamado às vezes de "pedra Amazonas") é uma variedade verde do feldspato microclina . O nome é tirado do rio Amazonas, do qual determinadas pedras verdes foram obtidas anteriormente, mas é duvidoso se o verde Feldspato ocorre na área do Amazonas.
Acredita-se que é uma pedra que ajuda e favorece na obtenção do sucesso. Ajuda na expressão corporal, alivia e acalma o sistema nervoso, fortalecendo o coração e o corpo. Além disso, também auxilia no parto, pois acentua as qualidades musculares e é a pedra perfeita para quem pratica atividade física ou é atleta.



AMETISTA

A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome é do grego a, "não" e methuskein, "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez.
É uma das pedras mais conhecidas de todas. Em algumas culturas, simboliza o terceiro olho," aquele que tudo vê". Ajuda na cura da tristeza, de mágoas e da depressão. É uma pedra que possui um efeito tranquilizador e ajuda a mente nos momentos tensos e oprimidos. Também é conhecida como a pedra da realização de metas pessoais, atuando na conquista. Além disso, também ajuda a combater a insônia.



 CIANITA

A cianite ou cianita cujo nome deriva do grego kyanos, que significa azul, é um silicato tipicamente azul, mas que pode ser também incolor, verde ou castanho.
Dizem que trabalha clareza mental (ótima para usar na mesa de trabalho por exemplo), trabalha a comunicação entre as pessoas. Ajuda a soltar a nossa própria expressão.

CORNALINA

Cornalina é uma variedade vermelha ou avermelhada-marrom de calcedônia. A palavra é derivada do Latim carne do significado da palavra em referência à cor da carne exibida às vezes.Se a colocarmos ao sol durante longos períodos de tempo a sua cor ficara acentuada.
Acredita-se que ajuda a nos sentir seguros e confortáveis em nosso meio. Partilha experiências passadas, influencia órgãos de reprodução. Excelente para parte inferior das costas, infertilidade ou impotência. Purifica fígado e o sangue. Incentiva a curiosidade, afasta o mal e a inveja.


HEMATITA
Hematita é um mineral muito comum, preto a cinza, marrom a marrom avermelhado ou vermelho. O mineral contém, às vezes, pequenas quantidades de titânio. Quando recebe lapidação facetada é frequentemente chamada de diamante-negro. Acredita-se que aumenta a auto-estima  e purifica o sangue.


ÔNIX

Ônix é uma tipo de calcedônia, uma variedade de quartzo. Tem cores distribuídas em faixas retas e paralelas e a preta é a mais apreciada. Mas, pode ter qulquer cor, exceto vermelha alaranjada e marrom. É muito usado para confecção de camafeus. A cor preta da maioria do ônix encontrado hoje no comércio é obtida por tingimento.
O ônix é uma gema relativamente barata, e é um dos símbolos da Medicina Veterinária.
Acredita-se que alivia stress, combate a depressão, suaviza o medo.



QUARTZO
 

O quartzo é o mais abundante mineral da Terra. Possui estrutura cristalina de um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados. Apresenta as mais diversas cores (alocromático), caracterizando suas muitas variedades. . O nome "quartzo" é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã "quarz".
Acredita-se que o quartzo reflete a pureza. É um coringa, usado para cura, é o mais utilizado nas suas diversas formas.


   
TURMALINA VERDE

A palavra turmalina é uma corruptela da palavra turamali do cingalês para pedra que atrai a cinza. Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos. Ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema nervoso, capacitando-o a conduzir quantidades maiores de força espiritual. Diz-se desenvolver sentimentos de amor e compaixão. Renova a criatividade. Ajuda a abrir novos caminhos na vida.




Um comentário: