Aproveitando o momento " pré - Páscoa ", pesquisei sobre essa delícia que
invadirá as nossas casas nos próximos dias!!!! Chocolate ao leite, branco, amargo, crocante, trufado, decorado............. Hummmm! Só de pensar dá água na boca!!!!! Mas será que essa delícia traz benefícios à nossa saúde ou é mais um vilão na alimentação? Confiram então e não abusem!
Chocolate emagrece, retarda o envelhecimento, mas pode se tornar vilão da saúde!
Segundo médico cardiologista, delícia diminui risco de doenças do coração e AVC.
Fonte: Vanessa Sulina, do R7
Sem dúvidas, a missão de andar debaixo de um “teto” de ovos de Páscoa nos supermercados ou dar de cara com vitrines lotadas com chocolates de diferentes tipos não é nada fácil. Não há quem não encha os olhos nesta época de Páscoa e queira experimentar as mais diferentes opções.
Para os “chegados” a esta delícia, fiquem à vontade para comer, porque ele traz vários benefícios à saúde. Mas cuidado, o chocolate também poderá se tornar um vilão. Sensação de bem-estar, alívio de tensão, melhora da TPM (tensão pré-menstrual) e emagrecimento são apenas algumas das qualidades do chocolate, segundo a médica especialista em medicina ortomolecular e nutróloga, Sylvana Braga. — O chocolate ajuda a retardar o envelhecimento, já que contem uma sustância antioxidante. Além disso, ele tem cafeína, que ajuda na rapidez de raciocínio. O chocolate também tem substâncias que aceleram o metabolismo, por isso, ajuda no emagrecimento, além de baixar o colesterol, já que tem elementos que colaboram na queima de gordura.Apesar de toda a lista de benefícios, há um simples “porém”, de acordo com a nutricionista e autora do livro Chocolate – Energia e Saúde, Rosana Farah. Segundo ela, o recomendável é comer o chocolate amargo, já que este tipo é o que tem mais cacau e é o que faz bem à saúde. — Os demais [ao leite e branco] têm uma quantidade de gordura muito grande. Pior deles é chocolate branco que é o que tem menos cacau e mais gordura. A quantidade também precisa ser controlada. No máximo 30 g por dia, mais ou menos três quadradinhos. Mas tudo depende da pessoa. Se ela tem problema de peso, pressão, não pode comer todos os dias.
Ao escolher o chocolate, é preciso tomar cuidado com os do tipo dietéticos. Apesar de ele ser vendido com baixa quantidade de calorias, Rosana afirmou que para chegar à mesma consistência de um chocolate normal, a indústria coloca mais quantidade de gordura.
Dependendo da pessoa, o dietético é muito pior que o normal. Muita gente se preocupa só com as calorias e não pensa na qualidade.
O cardiologista do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Protávio Luz, informou que pesquisas recentes apontam que o chocolate também ajuda na redução de 37% de problemas cardiovasculares e 29% de AVC (acidente vascular cerebral).
O consumo exagerado também poderá acarretar em diversos problemas para a saúde, como aumento de peso, risco de ter hipertensão. Afinal, esses elementos têm grande porção de açúcar e gordura.
De acordo com os especialistas ouvidos pelo R7, não é preciso passar vontade, mas o ideal é comer devagar, fora das refeições e não exagerar.
Caso durante a Páscoa se passe do limite, a médica Sylvana recomenda uma dieta de desintoxicação nos dias seguintes. (Leia abaixo as dicas).
— Diminua os carboidratos e aposte em proteínas, como carnes e legumes e frutas.
— Tome chá de salsinha. Basta ferver, coar e tomar.
— Bata no liquidificador pepino, aipo e uma folha de hortelã. Eles contem bastante água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário